segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Manuel Pinho: o nova-iorquino que foi ministro português nas horas vagas!

A noite já dorme, um sono profundo, mas como hoje decidi armar-me em guardião da noite ainda ando para aqui às voltas a pensar no estado da nossa nação e em como algumas pessoas pura e simplesmente desprezam a sua nação.

O meu primeiro post (desde já agradeço a quem o ler, e os que o sucederão), será marcado pelo registo de um português, ou melhor, de um nova-iorquino que por mero acaso chegou um dia a ser ministro do governo português!

Um homem, que sendo licenciado e doutorado em economia,  foi responsável (no Ministério da Economia e Inovação) pela condução polítca de energia que levou Portugal a ser um dos líderes nas energias renováveis e um dos pioneiros na mobilidade eléctrica, tendo sido também autor da proposta que inspirou o Plano Tecnológico Europeu para a Energia. (formado em economia, levou-o a ser ministro da economia, mas ao que parece a sua especialidade eram mesmo as energias renováveis!!!)

E não é que chegou mesmo a Professor Convidado da Universidade de Columbia? Nesta universidade, Manuel Pinho começou este mês a leccionar uma cadeira de mestrado na área das energias renováveis (lá está, o nosso ex Ministro da Economia, formado única e exclusivamente em Economia, percebe mesmo é de energias renováveis!), tendo cerca de 80 alunos. Ainda assim, em entrevista à Lusa, Manuel Pinho disse que “Os alunos foram uma surpresa. Ainda há um mês, quando saí de Lisboa, pensava que ia ter mais ou menos dez alunos no mestrado."! Pergunto-me, porque razão seria a expectativa do nosso ex Ministro assim tão baixa? Ele até nem foi assim tão "mal-amado" em Portugal! (estou a ser sarcástico, só para esclarecer...)

Foi no dia 2 de Junho de 2009 que Manuel Pinho foi exonerado pelo Chefe de Governo (o nome todos sabem, não me obriguem a escrevê-lo, porque isso implicaria lê-lo, e não me viria nada a calhar uma insónia neste momento!!!), e pouco mais de um ano depois o nosso ex Ministro diz na mesma entrevista “Dou aulas quatro horas seguidas e, como já não sou nenhum menino, ao fim dessas quatro horas já me sinto um pouco cansado.", o que me leva a crer que durante os seus quase 5 anos de Ministério ele trabalharia, no máximo, 5 horas seguidas, pois como ele diz e bem, já não é nenhum menino! Obrigado Exmo Chefe de Governo que exonerou o Ministro Manuel Pinho, nós precisamos de homens à frente do nosso País e não de meninos! (será que não há nenhum chefe de qualquer coisa que possa exonerar o Chefe de Governo também????)

Contudo, diz  “Foi bom ter sido ministro, mas, honestamente, gosto muito de estar em Nova Iorque.". À conversa com o jornalista, no seu pequeno gabinete, mas com uma magnífica vista de oitavo andar para a zona norte de Manhattan, Pinho elogiou então a qualidade dos vinhos que é possível encontrar em Nova Iorque por menos de 20 dólares, a frugalidade dos hábitos dos norte-americanos e a existência de um clima de igualdade de tratamento social entre todos, algo que disse contrastar com os países do sul da Europa. (Sr Ex Ministro, sabia que os vinhos de Portugal são dos melhores do Mundo? Sabia que o povo português é do mais frugal que há no Mundo? Sabia que os EUA é dos Países do Mundo com maior taxa de discriminação social? Porque é que o dos outros é bom e o que é nosso é insuficiente? É feio rebaixar o próprio País Sr Professor Manuel Pinho! Do qual foi Ministro...)

Bom, não querendo "bater mais no ceguinho", e até porque a hora vai avançada, não posso deixar de chamar a atenção para um apontamento do jornalista da Lusa, onde este testemunhou que durante a entrevista, o Ex Ministro Manuel Pinho esteve sempre com um pequeno problema a perturbá-lo: alguém tinha posto o seu telemóvel pessoal no silêncio e não encontrava forma de sair desta opção para pôr um toque bem audível no aparelho, numa altura em que já contabilizava seis chamadas não atendidas.

Manuel Pinho, o Português licenciado e doutorado em Economia, foi Ministro da Economia e Inovação.

Manuel Pinho, o que "adora" estar a viver em Nova Iorque (onde tudo é melhor do que em Portugal!), Professor Convidado a leccionar em mestrado na área das energias renováveis, que não sabe colocar o telemóvel pessoal no silêncio.

Um economista especialista em energias renováveis, e um inovador especialista em telemóveis!

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Falta apenas acrescentar que esse tal Ex. Ministro da Economia e Inovação, que não sabe tirar o telemóvel do silêncio que foi convidado a lecionar a tal disciplina de energias renováveis, foi convidado depois de garantir um financiamento de 3 milhões de euros da EDP para a Universidade referida.

    Ora é lá de estranhar que um ministro licenciado e douturado em economia, muito provavelmente nem inglês sabe falar (conheço alguns assim), lecionar um curso de energias renováveis? Então o outro não fazia projectos sem ser engenheiro ...

    Cumprimentos e belissimo texto

    ResponderEliminar